A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem novo presidente. Desde 14 de agosto, responde pela empresa o economista Antônio Avelino Rocha de Neiva, com grande experiência pública. Foi secretário estadual de Infraestrutura e dos Transportes do Governo do Piauí na gestão [2007/14] de Wilson Martins (PSB). Na quinta-feira (24), o novo presidente recebeu em Brasília a visita do líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE).

“A Codevasf tem importância estratégica para Sergipe. A empresa faz parte do organograma do Ministério da Integração Nacional e a ela cabem ações fundamentais para melhorar o desenvolvimento regional, ampliar a oferta hídrica em regiões de convivência com a seca e, especialmente, a revitalização do rio São Francisco. Vim dar boas-vindas ao Doutor Avelino e atualizar o colega sobre os pleitos de Sergipe na Codevasf”, informou André Moura.

De acordo com o parlamentar, no encontro foi tratada a questão da emenda impositiva de bancada para revitalização dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, que compreende os municípios de Propriá, Telha, Cedro de São João, Neópolis, Japoatã, Ilha das Flores e Pacatuba. Neste tocante, André Moura já obteve duas vitórias. A primeira, foi a autorização orçamentária pelo Ministério do Planejamento para a alocação da emenda no Orçamento Federal. Depois, a liberação pelo Ministério da Integração Nacional da licitação para contratar a empresa responsável pela realização das obras.

“Se tudo transcorrer dentro dos prazos, com a definição da empresa vencedora do certame em até 30 dias, as obras poderão começar antes do final deste ano. O objetivo primordial é melhorar, principalmente, a captação de água, com a reabilitação dos canais de irrigação e a modernização das eletrobombas, a fim de garantir a plena irrigação dos lotes. Aliás, a equipe da Codevasf em Sergipe foi muito eficiente na elaboração dos projetos. Isso facilitou muito o nosso trabalho”, explicou o líder.

Outro tema tratado no encontro foram as obras do Canal Xingó. O líder solicitou da Codevasf a agilização do projeto básico de engenharia da primeira fase do empreendimento, compreendendo a captação de água no reservatório de Paulo Afonso e um trecho com 114 quilômetros de extensão, entre os municípios de Santa Brígida [Bahia] e Poço Redondo. Em maio, foi lançado no Diário Oficial da União (DOU) o aviso de licitação para elaboração do projeto. Os recursos, totalizando mais de R$ 25 milhões, foram obtidos pelo deputado André Moura no Ministério do Planejamento.

“Na verdade, muito se falou no Canal Xingó em Sergipe, que seria a redenção, a grandeza máxima do nosso sertão; que seria fundamental para o desenvolvimento sustentável e para melhorar a capacidade do sertanejo sergipano de conviver com a seca, mas nem projeto para realizar a obra havia. Ou seja, era muito papo e quase nenhuma ação. Por ser uma obra monumental e ter função estratégica para garantir capacidade hídrica e de distribuição equilibrada de água, tivemos de correr contra o tempo, a fim de agilizar a contratação da empresa que, por fim, vai elaborar o projeto e, assim, com fé em Deus, possamos dar início à obra”, comentou André Moura.

Ao líder, o novo presidente da Codevasf reiterou o prosseguimento dos pleitos efetivados pelo parlamentar ainda na gestão anterior. “Darei atenção especial ao Canal Xingó, cujo projeto já está em fase de licitação, e vamos nos empenhar no auxílio aos rizicultores do Baixo São Francisco, um anseio de todos os prefeitos dos municípios ribeirinhos de Sergipe. Quanto aos perímetros irrigados, estão entre as prioridades da empresa. É questão fundamental”, disse.

AssCom/AM
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS