Nesta quarta-feira (16), será votado o relatório da Proposta de Emenda à Constituição 22/2011, de autoria do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), com regras para a remuneração dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (ACS/ACE). Em razão disso, líderes da categoria estiveram com o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) para solicitar apoio à causa.

Pela proposta, o salário dos ACS/ACE não poderá ser inferior a dois salários mínimos, além do adicional de insalubridade. A matéria prevê direito à aposentadoria especial, dado aos riscos inerentes da profissão. André Moura mostrou-se solidário e comprometeu-se a defender a proposta. “Essas categorias geram enorme economia ao governo. Milhões de brasileiros deixam de ir a postos médicos e hospitais com o trabalho preventivo feito pelos agentes. A proposta tem meu total apoio”.

 O deputado, contudo, alertou para o momento economicamente difícil do país. “Estamos num momento de contingenciamento orçamentário e corte de despesas em vários setores. Naturalmente, a causa é justa e farei o possível para garantir a aprovação do texto”, enfatizou.

AssCom/AM
Fotos: Nefy Dias

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS