Acompanhado do prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira (PSC), o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) esteve na tarde desta terça-feira (26) na sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No encontro com o presidente e o diretor de pesquisa da instituição, Roberto Olinto e Cláudio Crespo, eles trataram da expansão do número de habitantes do município, para possibilitar um maior repasse de verbas federais.

Elaborado anualmente pelo IBGE e divulgado em 1º julho, o Índice Populacional estima o número de pessoas residentes em cada localidade brasileira entre os censos demográficos, realizados também pelo órgão a cada dez anos. Em 2017, Poço Verde aparece com população estimada de 23.740 habitantes, figurando na faixa de arrecadação de 1.2 no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Nesta faixa, o município tem direito a receber cerca de R$ 1,3 milhão mensalmente.

A reivindicação do prefeito, apoiada pelo líder, é de enquadrar Poço Verde na faixa de 1.4, e com isso acrescer R$ 200 mil mensais ao FPM. A faixa 1.4 contempla municípios com população igual ou superior a 23.773 habitantes. “O pedido é justo e merece prosperar. Nos últimos dois anos, de acordo com o próprio IBGE, a população do local teve crescimento médio de quase 200 habitantes. Faltam apenas 33 pessoas para Poço Verde poder mudar de faixa, e certamente esse número já foi superado desde a realização da pesquisa”, justificou André Moura.

A mudança, contudo, não é tão simples. Conforme explicou Roberto Olinto, o Índice Populacional é revisado anualmente, mas sempre no mês de abril. Como são observados critérios técnicos e estatísticos para proceder uma mudança, Poço Verde só poderia migrar de faixa em 2018. Contudo, o prefeito mantém a esperança de proceder a migração ainda neste ano. “Juntamos uma série de documentos para comprovar que nossa população já atingiu o número exigido pelo IBGE. André Moura tem-nos dado todo o apoio necessário. Estou confiante”, afirmou Iggor Oliveira.

AssCom/AM
Fotos: Nefy Dias
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS