Líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) protocolou junto à Secretaria-geral da Mesa da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8723/17 que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens, a ser celebrado anualmente em 8 de setembro.

O Terço dos Homens é um movimento criado no dia 8 de setembro de 1936 na cidade de Itabi, em Sergipe, por um frade da Ordem dos Frades Menores de Penedo, Alagoas. Após visitar diversos municípios sergipanos com o trabalho voluntário, encontrou em Itabi o suporte necessário para lançar o Terço dos Homens, que naquela ocasião contou com a presença de 220 pessoas.

De Sergipe, o movimento cresceu e se expandiu ao ser levado para outros estados, como Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A partir do lançamento em Fortaleza, no dia 18 de novembro de 2003, o Terço dos Homens se organizou, criou logomarca e manual próprio para orientar a reza e a organização das arquidioceses, paróquias e igrejas.

Em 30 de março de 2005, o movimento lançou um site, hoje acompanhado por devotos em mais de 130 países ao redor do mundo, como Estados Unidos, China, Rússia, Israel, Egito, Índia, entre outros. Diante de todo esse quadro, o líder entendeu ser necessário propor a criação da data. “Nós nordestinos, em especial, sabemos da importância e simbolismo do Terço dos Homens. É uma tradição, por isso mesmo, nada mais justo do que homenageá-los com essa data. Apresentei o projeto e espero que os colegas possam se sensibilizar e aprovar esse projeto de lei”, declarou.

AssCom/AM
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

 

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS