O presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, e o superintendente regional da empresa em Sergipe, César Mandarino, anunciarão na sexta-feira (20) a liberação de recursos para ações de operação e manutenção dos projetos de irrigação do Baixo São Francisco e para investimentos nos novos municípios abrangidos pela Codevasf. A informação foi dada pelos gestores nesta terça-feira (17) ao líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE), que agilizou o repasse.

O recursos para a rizicultura foram obtidos por André após os prefeitos Iokanaan Santana, de Propriá; Flavio Freire Dias, de Telha; Neudo Alves, de Cedro de São João; Dr. Luizinho, de Neópolis; José Magno, de Japoatã; Alexandre Martins, de Pacatuba e Christiano Beltrão, de Ilha das Flores, todos do Baixo São Francisco, entregarem, em junho, uma carta ao líder com o pedido de descontingenciamento de recursos previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017 destinados à Companhia junto aos Ministérios do Planejamento e da Integração. O investimento beneficiará cerca de 1600 famílias que geram oito mil empregos diretos e indiretos. 

De acordo com o deputado serão investidos na operação de máquinas e manutenção da infraestrutura de uso comum, contribuindo para garantir e até ampliar a safra de arroz dos perímetros Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume, atualmente em fase final de plantio. 
Além da rizicultura, o presidente Avelino também anunciárá investimentos nos 13 novos municípios do Vale do rio Vaza-Barris,  incluídos após a sanção do Projeto de Lei 5423/13 [ transformado na Lei 13.481/2017] relatado pelo líder André e que amplia o alcance da Codevasf a 56% dos municípios sergipanos – a Companhia agora atende 41 municípios no total e beneficia cerca de um milhão de ribeirinhos. 

Ainda segundo André Moura, haverá na sexta-feira ação de peixamento no rio São Francisco e visitas a lotes de rizicultura na região. Devem integrar a comitiva do líder prefeitos e vereadores, que costumam acompanhá-lo nas viagens pelo interior sergipano.
 

Programação – Visita do presidente da Codevasf
09h30 – Peixamento no rio São Francisco [povoado Serrão, em Ilha das Flores]
10h00 – Solenidade de anúncio de liberação de recursos do Governo Federal
11h00 – Visita técnica a lotes com rizicultura no Betume
11h30 – Visita técnica ao Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura do Betume (CIB), em Neópolis
12h30 – Almoço no povoado Betume, em Neópolis
14h30 – Visita técnica a área de cultivo de arroz na Lagoa do São Miguel [perímetro Cotinguiba-Pindoba
15h30 – Deslocamento para Itaporanga d'Ajuda
19h00 – Anúncio de investimentos nos novos municípios incluídos na área de atuação da Codevasf.


AssCom/AM

 


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS