Ao lado presidente nacional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, e do prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) foi ao povoado Serrão, onde participou do I Encontro de Produtores dos Perímetros Irrigados do Baixo São Francisco. Também presente o superintendente estadual da estatal, César Mandarino.

O encontro serviu para discutir o desenvolvimento sustentável da região e, para alavancar a economia, o presidente Avelino Neiva anunciou a liberação de emenda de bancada no valor de R$ 40 milhões para os perímetros irrigados de Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume. Como agradecimento ao deputado André Moura, prefeitos do Baixo São Francisco entregaram uma moção de agradecimento pelos serviços prestados à rizicultura e pelo empenho na liberação de recursos para o setor.

De acordo com César Mandarino, esta foi a primeira emenda parlamentar destinada à Companhia e que oportunizará a colheita de 40 mil toneladas de arroz para a safra de 2017. “É a primeira emenda que recebemos, e também a maior de toda a história do Baixo São Francisco”, afirmou. Já Avelino Neiva citou que a empresa faz no presente tudo o que não foi feito no passado. “Estamos resgatando nossa história na Codevasf”, resumiu.

O evento ainda contou com um peixamento no Rio São Francisco de cinco mil alevinos de espécies nativas, e a partir do próximo ano eles já poderão ser pescados e servir de alimento e complementação de renda de diversas famílias da região. A empresa tem atuado no repovoamento de lagoas e açudes favorecendo pequenos produtores e o comércio local. Até o momento, a doação de alevinos supera os três milhões de unidades. “Essa ação garante alimento de qualidade e melhora a renda das centenas de famílias”, declarou André Moura.

Colheitadeiras – Completando os anúncios em benefício da rizicultura, o prefeito Cristiano Beltrão entregou duas Colheitadeiras no valor de R$ 1 milhão, resultado de emendas parlamentares do senador Eduardo Amorim e do deputado André Moura. Esta já havia sido entregue e hoje foi apresentada aos agricultores.

Presentes às atividades o senador Eduardo Amorim, o deputado estadual Pastor Antônio; os prefeitos Alexandre Martins (Pacatuba), Iggor Oliveira (Poço Verde), Dr. Luizinho (Neópolis), Junior Barroso (Santana do São Francisco), Flávio Freire (Telha), Neudo (Cedro de São João), Franklin Freire (Amparo do São Francisco), Magno (Japoatã), Clismer Ferreira (Brejo Grande), Iokanaan Santana (Propriá), Otávio Sobral (Itaporanga d'Ajuda), Everton Lima (São Miguel do Aleixo); vice Nizinha (Ilha das Flores); vereadores Deda de Gilda; Nelé; Cely; Du Motobike; de Itabaiana, José Roberto Imperador e João Cândido, de Monte Alegre, Henrique de João Gogó, de Pacatuba, Leilane, Rosane, Domingos Lisboa (líder do governo), de Cedro, o presidente da Câmara, Nelson, e os edis Noelia, Louce e Marlison; vice-prefeito de Telha Bidolo e vereadores Neudo e José; de Estância, Misael Dantas, e ex-prefeito de Monte Alegre, Tonhão.

AssCom/AM
Fotos: Jeff Moura


COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS