Uma notícia para encher de alegria o coração dos apreciadores do patrimônio histórico e cultural sergipano e, de modo especial, também o dos católicos aracajuanos: o governo federal liberou nesta quarta-feira (25), em parcela única, a verba necessária para concluir as obras de reparo na Catedral Arquidiocesana Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz e cartão-postal de Aracaju.

Em 29 de setembro, o arcebispo da Capital, Dom João José Costa, esteve com o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) e solicitou apoio para agilizar a liberação dos recursos financeiros já empenhados no Ministério da Cultura, frutos de emendas dos senadores Antônio Carlos Valadares, Eduardo Amorim e Maria do Carmo Alves, e do deputado federal Valadares Filho. Pároco da Catedral, Padre Peixoto reconheceu a ação do parlamentar: “O dinheiro estava travado. Somente após a intervenção de André Moura, ele foi integralmente liberado.”

Católico praticante e apreciador da história de Sergipe, André Moura vibrou quando foi comunicado da liberação de R$ 1,3 milhão, verba já à disposição da Cúria Metropolitana. “A Igreja Matriz de Aracaju foi inaugurada em 1875, mas somente se tornou Catedral em 1910. É um exemplo vivo da fé do nosso povo e, desde 1985, tornou-se patrimônio histórico estadual. É nossa obrigação cuidar dela hoje, a fim de preservá-la para as gerações futuras”, resumiu o líder.


História – A Igreja Matriz de Aracaju passou a Catedral em três de janeiro de 1910 e Diocese (após ser desmembrada da Arquidiocese da Bahia) em 1911. Sua arquitetura consta de elementos do neoclassicismo e do neogótico. O templo católico foi tombado pelo decreto estadual número 6819, de 28 de janeiro de 1985, como patrimônio histórico estadual.

AssCom/AM
Foto: Jeff Moura
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS