#SaúdeDeQualidade

Entre os dias 27 e 28 de setembro de 2017, o Instituto Datafolha, do jornal Folha de São Paulo, perguntou a 2.772 brasileiros, em 194 cidades, qual seria o principal problema do País. Para 24% dos entrevistados, é a saúde – uma pequena oscilação dentro da margem de erro com relação à pesquisa de junho, quando era citada por 22%. Em Sergipe, o quadro da saúde pública é ainda pior, especialmente para quem busca tratamento para doenças como o câncer.

A fim de agilizar o diagnóstico do câncer e, desta forma, antecipar uma ação curativa, sempre mais eficiente e de menor custo, o líder no Congresso Nacional André Moura (PSC-SE) e o senador Eduardo Amorim anunciaram durante o projeto “Canal Cidadão”, realizado pela TV Atalaia na manhã deste sábado (28) no Conjunto Bugio, em Aracaju, a destinação de emendas parlamentares para garantir a vinda a Sergipe de mais unidades móveis do Hospital do Câncer, de Barretos (SP).

Referência no tratamento oncológico no Brasil, o Hospital de Barretos já dispõe de um caminhão em Sergipe, onde se faz o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos. No caso do câncer de pele, além dos exames, os pacientes podem ser tratados na própria unidade móvel, equipada com um centro cirúrgico completo para a realização de cirurgias ambulatoriais. O espaço possui 80 metros quadrados, um médico radiologista, uma enfermeira, dois mamógrafos e um ultrassom.

Eduardo Amorim convidou André Moura a conhecer o caminhão do Hospital do Câncer, presente ao projeto “Canal Cidadão”. Após a visita, os parlamentares anunciaram a destinação de duas emendas para possibilitar a vinda de outras unidades móveis a Sergipe. “A prevenção salva vidas e economiza nos custos finais da saúde pública. Quanto mais cedo um câncer é diagnosticado, maior a possibilidade de cura, daí a importância dessas duas emendas, minha e do senador, a fim de trazer mais caminhões para atender a população sergipana”, salientou o deputado.

Cidadania em ação – O programa social “Canal Cidadão”, promovido pela TV Atalaia [Canal 8, Record TV] em parceria com instituições de diversos setores, entre os quais a Defensoria Pública, o SESI, Sebrae, Instituto Embelleze e Hospital do Câncer de Barretos, é uma ação cidadã que leva a comunidades carentes atendimento de qualidade de forma gratuita.

AssCom/AM
Fotos: Jeff Moura
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS