Na tarde deste sábado (9) o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entregou 50 moradias do residencial Manoel França Belém para a Comunidade Quilombola Rua dos Negros, no povoado Curituba, em Canindé do São Francisco. O líder no Congresso Nacional André Moura disse que agora trabalhará por uma escola para a localidade.

Segundo o prefeito Ednaldo da Farmácia, as casas entregues custaram R$ 1,58 milhão, obtidos junto ao Ministério das Cidades pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), já estavam prontas, faltando apenas a entrega das chaves. “Hoje, finalmente, realizamos o sonho dessas 50 famílias. Vamos lutar para conseguir junto ao ministro Alexandre Baldy mais casas, para o restante dos moradores da Rua dos Negros”, disse.

Além do luta pela casa própria, André Moura ressaltou o potencial da educação para mudar a vida das pessoas. “O sonho da casa própria virou realidade para estas famílias. Mas não basta ter casa, tem de ter escola, porque só através da educação é possível dar um salto à frente em termos sociais e econômicos. Agora, vamos em busca no Ministério da Educação de uma escola para educar as crianças e os adolescentes desta comunidade”.

Quilombo – A Associação Quilombola da Rua dos Negros foi fundada em 2008 e desde 2013 tem reconhecimento certificado pela Fundação Cultural Palmares. De acordo com a presidente da entidade, Simone França Feitosa, a vitória foi possível em razão história da comunidade. “A maneira de viver, os traços sociais e a identidade cultural dos moradores da Rua dos Negros pesaram no reconhecimento. Foi uma vitória do nosso povo”.

AssCom/AM
Fotos: Jeff Moura
#SergipeMaisForte
#MandatoProdutivo

COMPARTILHAR NAS REDES SOCIAIS